A Fetranscoop em parceria com a OCB e outras cooperativas do ramo transporte tem desenvolvido mensalmente desde julho, seminários virtuais, que visam discutir sobre as evoluções do cenário do transporte dentro das 5 regiões federativas do Brasil.
O seminário teve passagem pelos estados do sul, sudeste, norte, nordeste e centro oeste, sendo previsto também um seminário nacional, para que todas as cooperativas, estejam juntas e alinhadas sobre as inovações e acontecimentos importantes dentro do ramo. Os eventos tiveram por intuito ser um espaço para que as cooperativas falem e exponham seus problemas para que sejam pensadas mediações em conjunto.
A realização dos seminários regionais contou com a participação de expressivas lideranças cooperativistas como as dos superintendente OCB Renato Nobile, Vinícius Mesquita presidente OCB Rio de Janeiro, Ronaldo Scucato, presidente do sistema Ocemg, Flavio Bersani Superintendente técnico Executivo Sescoop, Remy Gorga Neto do Presidente de do Sistema OCB – DF, Evaldo Moreira Matos – Presidente da Fetranscoop e Coordenador Nacional do Ramo Transporte na OCB, Salatiel Rodrigues Presidente do Sistema OCB-RO.
Das pautas tratadas, as principais foram voltadas para o mercado e a importância da intercooperação em sua fala Renato Nobile pontuou que é necessário ter mais efetividade nos processos de intercooperação para que o mercado possa dar apoio e respostas às demandas apresentadas durante a realização dos seminários.
Outro ponto ressaltado, foi a importância de serviços de transporte não só para o cooperativismo, mas para a sociedade, também foi levantada a semelhança dos problemas que afetam as cooperativas de transportes em seus estados de origem. Em sua fala o superintendente Flavio Bersani diz que as cooperativas têm problemas em comum, e ressalta que é preciso discutir soluções em comum, trocar experiências para juntar forças no sentido de impulsionar o 6° princípio cooperativista que é a intercooperação.
Nesta oportunidade, além da importância da intercooperação, o Tiago Barros Analista da GETEC OCB, trouxe no seu momento de fala trouxe informações do programa “Frota Verde” que atualmente está sendo criado no ministério da economia em parceria com o ministério da infraestrutura com participação da OCB, outro ponto destacado por Tiago, é a celebração de um novo acordo de cooperação técnica entre a OCB e a ANTT, o novo Acordo de Cooperação Técnica – ACT que será firmado entre as entidades, visa trabalhar em conjunto e intensificar essa parceria existente entre a OCB e a Agência reguladora ANTT, para o seguimento também de passageiros, não apenas carga como antes.
O presidente OCB Goiás, Luís Alberto, trouxe importantes contribuições para os seminários dizendo que as iniciativas geradas dentro das cooperativas de transporte deve ser replicada nos demais ramos, o mesmo também faz referências aos encontros virtuais, dizendo que esse modelo tem sido muito produtivo e importante para o cenário, pois: “É hora da gente criar soluções dentro do nosso próprio sistema. Podemos e devemos discutir questões de inovação no transporte. Isso vai significar competitividade e melhores custos, além das questões normativas e legais. Uma grande oportunidade de entender os problemas de todos com mais proximidade.”
No contexto geral Evaldo Matos agradeceu a fala de todos e participantes e ressaltou sobre a importância dos seminários para o ramo:
“É preciso mudar o mapa mental e saber onde estão as oportunidades em meio a crise. Esse é o objetivo desses seminários. Reduzir custos, aumentar receitas e intensificar a intercooperação. O ramo de transporte precisa se reinventar. O nosso ramo não está para acabar. O transportador sempre terá o seu papel. As oportunidades logísticas são imensas”.