FETRANSCOOP REALIZA REUNIÃO TÉCNICA TENDO COMO TEMA A REFORMA TRIBUTÁRIA

Um evento de muita valia e informação para os associados


No mês de setembro foi realizado o primeiro encontro virtual da entre os associados da Fetranscoop uma reunião para tratar da sobre a “Reforma Tributária e seus impactos nas Cooperativas de Transporte”, o evento contou com mais de 100 participantes de todo o Brasil e teve a abertura realizada pelo presidente da Fetranscoop, Evaldo Matos e pelo Vice-Presidente da federação, Adelar Steffler.

Na sequência, Fabíola Motta, Gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, realizou uma apresentação, onde abordou a sobre a importância do conselho consultivo para cada um dos 7 ramos do cooperativismo e ressaltou que essa organização é muito importante para que a OCB possa entender as necessidades, conhecer a base e quais são os obstáculos a serem enfrentados. Pois o sistema visa promover um ambiente favorável às cooperativas por meio da representação política, através de ciclos de debates sobre reforma tributária entre parlamentares a fim de defender os interesses das cooperativas.

Estando presente e atuante nos três poderes “Judiciário, Executivo e Legislativo” a OCB tem um papel importantíssimo e representativo do cooperativismo dentro do cenário político. Você consegue acompanhar mais sobre essa atuação no link http://www.agendainstitucional.coop.br/

Ainda neste evento, como era previsto, foram pautados assuntos ligados às propostas da Reforma Tributária que estão na mesa de debate do Senado Federal e  na Câmara dos Deputados. Propostas estas que impactam as cooperativas. Hoje existem 50 integrantes na comissão parlamentar onde 11 parlamentares são próximos do cooperativismo, o que é um ponto positivo para o ramo.

Do ponto de vista técnico da reforma tributária, a Dra. Ana Paula trouxe em sua fala que; “A Reforma Tributária está baseada na criação dos tributos pautados no consumo. Com frequência, o que se houve é que as pessoas se reúnem em cooperativa para se esquivarem dos tributos. Isso não é verdade. Outro ponto mencionado foi a proposta da PEC 45 que está tramitando na Câmara dos Deputados. O projeto propõe a fusão de 5 tributos e do imposto IBS. O contribuinte paga tributo sobre a parcela que ele agrega sobre o produto ou serviço e autoriza a criação de um imposto seletivo. A aprovação desses projetos também tem importância para o cooperativismo.

Finalizando, Evaldo, presidente da Fetranscoop, fez uma breve apresentação dos propósitos da federação que está pautada em representar os interesses e buscar formas de se ter melhores resultados, compartilhar boas práticas e  informações úteis para o nosso sistema. Ainda ressaltou a presença de um assessor executivo em Brasília, Sr. Leopoldo Rodrigues Ferreira, membro do conselho consultivo como sendo uma pessoa de grande valor e de conhecimento técnico, uma referência da federação em Brasília podendo auxiliar muito aos processos, principalmente com apoio operacional.

Por fim, o presidente salientou a importância do encontro e disse esperar que todos tenham aproveitado esse momento como uma fonte de informação preciosa.